Mais de 4 mil pessoas privadas de liberdade realizaram o ENEM PPL nas unidades prisionais do Ceará

12 de janeiro de 2023 - 12:06

As unidades prisionais do Estado do Ceará receberam, nos dias 10 e 11, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade. Foram 4.307 internos e internas cearenses inscritos num universo total de 71 mil pessoas, o que coloca o Ceará como um dos Estados brasileiros com maior número de participantes em percentual proporcional a sua população carcerária, resultando um número aproximado de 6% de participação nacional.

O Enem PPL desta edição teve estrutura de teste montada em todas as unidades prisionais do Ceará, com aplicação da redação e linguagem no primeiro dia e ciências humanas, ciências da natureza e matemática no segundo dia. Essa modalidade do Enem é realizada desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, celebra a elevada participação do Ceará no Enem PPL deste ano. “A forte participação do Ceará na edição deste ano reflete a diversidade de ações e projetos do sistema prisional do Ceará no campo da educação. O Enem é uma importante porta de entrada no ensino superior através do Sisu e Prouni e, para pessoas estabelecidas no regime semi-aberto, existe a possibilidade de liberdade condicionada a prática do estudo universitário”, comenta.

O titular da Secretaria da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, destaca a escala dos projetos ressocializadores do sistema prisional cearense. “O Enem PPL é uma ferramenta relevante de cidadania e inclusão social. A prova realizada por milhares de pessoas em unidades de diferentes regiões do Estado, mostra a nossa capacidade organizadora, a disciplina instalada, o fruto dos nosso projetos de educação e, principalmente, o compromisso do Ceará em criar futuros promissores e diferentes para as pessoas que hoje cumprem suas penas aplicadas pela Justiça”, atesta.

O interno Adilson Victor da Unidade Prisional Elias Alves da Silva (Itaitinga 4) se disse preparado e confiante para realizar a prova do Enem PPL. “Me sinto preparado para agarrar essa oportunidade. Sou participante ativo do projeto Livro Aberto, o que me levou a condição de Livreiro da unidade. Agora é fazer boas provas, entrar na Universidade e realizar meu sonho de ser um educador físico profissional”, projeta.