SAP e SPS promovem capacitação profissional na área da beleza para internas do sistema prisional cearense

10 de outubro de 2023 - 14:42

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), através do projeto “Transformando Vidas”, com execução do Instituto Maria da Hora – IMH, promove cursos do segmento de beleza como manicure, pedicure, cabeleireiro, design de sobrancelha e depilação para as internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF). 

Os cursos têm carga horária de 80 horas e tem o objetivo de contribuir na reinserção social por meio do mercado de trabalho e do empreendedorismo, além de promover a redução da pena judicial. O projeto “Transformando Vidas” já capacitou profissionalmente 1.047 internos e internas em 10 unidades prisionais, nas mais diversas áreas, como manutenção predial, pintura e textura em parede, gesseiro, mecânico de motores e de motocicletas, culinárias, embalagem para presentes e na área da beleza. Além dos internos, cerca de 144 egressos já foram contemplados com a certificação nas áreas de auxiliar administrativo, recepcionista, técnicas de vendas, informática e design de sobrancelhas. Ao todo, entre internos e egressos, foram 1.191 beneficiados.

A Coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, reitera os esforços da Pasta para ressocializar em grande escala. “O Projeto é mais uma oportunidade de capacitação profissional das pessoas privadas de liberdade. Assim, facilita a entrada no mercado de trabalho após a conquista da liberdade. Trata-se de mais uma iniciativa da política norteadora da SAP que tem o tripé educação, capacitação e trabalho como sustentação”, afirma.

O secretário executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, comenta sobre o projeto. “A Secretaria da Proteção Social destina, todos os anos, cursos diversos para as unidades prisionais. A partir do programa Transformando Vidas, ofertamos a possibilidade de qualificação profissional como caminho para geração de emprego e renda. Desde o ano passado, foram destinados, para a unidade prisional feminina, cursos prioritariamente na área de beleza, seguindo a procura da unidade. A SPS tem um grande  compromisso com a ressocialização, seja nas unidades prisionais ou no sistema socioeducativo. Nosso desejo é dar ferramentas para essa transformação social a partir da qualificação profissional”, disse. 

A instrutora do curso e do Instituto Maria da Hora, Joana Pereira, fala sobre a experiência de ensinar as internas do sistema prisional. “No início foi muito desafiador, mas depois que conheci essa realidade de perto, passou a ser uma missão. Está sendo muito gratificante ver o renascimento dessas mulheres, tanto na auto estima, como na perspectiva de futuro, através dos cursos. Estou feliz em proporcionar conhecimento e ajudá-las a trilhar novos caminhos”, conclui.

A interna da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Germana Januário, comemora a oportunidade de participar do Projeto. “Sempre gostei dessa área de beleza e meu grande sonho era prosseguir nesse segmento. Fui privilegiada em conseguir vaga nesse curso e hoje tenho mais certeza ainda de que é esse caminho que quero percorrer profissionalmente. Estou aprendendo muito. Obrigada a todos os envolvidos”, comemora.