SAP participa do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situação de Prisão

7 de novembro de 2023 - 11:49

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará participou do Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situação de Prisão. O evento ocorreu na Biblioteca Parque Estadual, na cidade do Rio de Janeiro. A SAP foi representada pelo seu coordenador de educação, Rodrigo Moraes.

O evento foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen) e contou com a participação de diversos profissionais que atuam na área de educação prisional em todo país. O encontro contou com o painel que abordou sobre ““Experiência de EAJ integrada à Educação Profissional e Tecnológica nas Prisões”, além de relatos de experiências como “Currículos, tempos e espaços na EJA”, “Os detalhes dos caminhos das celas às salas de aula”,”Anos iniciais da EJA: a alfabetização em destaque”, “O diálogo com estratégia político-didático-pedagógica para a construção de Planos Político-Didático Pedagógicos no sistema prisional” e “A gestão prisional em atuação conjunta com a Escola com intuito de atender as especificidades das pessoas privadas de liberdade”.

O sistema prisional do Estado no Ceará teve a oportunidade de ser relator das propostas de encaminhamento da pauta que foram discutidas sobre as alternativas de ações para desenvolver trabalhos eficientes utilizando os espaços multiuso para projetos de educação, capacitação e trabalho.

A diretora de Políticas Penitenciárias da Senappen/MJSP, Cíntia Rangel, destacou a importância do encontro em prol da educação prisional. “Todos nós que estamos aqui, independente da nossa formação, somos educadores, com o grande desafio de levarmos a educação ao sistema prisional, levar esperança, sonhos, e acima de tudo ressignificar vidas”, conclui.

O coordenador de Educação, da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, Rodrigo Moraes, comenta sobre a participação no evento. “Participar deste encontro é muito enriquecedor, pois é nesse espaço que temos a oportunidade de trocar experiências boas e desafios que o ambiente carcerário nos proporciona. Então, juntos procuramos encontrar estratégias para vencer os desafios e cumprir nossa missão que é levar a educação para as pessoas privadas de liberdade. Na ocasião tivemos a chance de discutir as flexibilizações de espaço e tempo, principalmente uma construção de projeto político pedagógico baseado no diálogo e na realidade que é a educação de jovens e adultos para os internos do sistema prisional do Estado do Ceará”, disse.