Escola de Gestão Penitenciária

Acesse a plataforma de ensino online da EGPR 

Cursos disponíveis em 2021

 

Curso Guardiões da Vida

O Curso Guardiões da Vida pretende oferecer competência teórica para prevenção do suicídio que possa auxiliar na intervenção em qualquer lugar que estejamos.
Serão abordadas as estratégias de prevenção, fatores de risco, de proteção, mitos e verdades sobre o tema.
O curso será ministrado pelo Sr. José Edir Paixão de Sousa – Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
Carga Horária: 16 horas/aula
Disponibilidade: 25 de fevereiro de 2021 até 30 de novembro de 2021

 

Curso de Procedimentos e Escolta Prisional

O Curso de Procedimentos e Escolta Prisional pretende oferecer técnicas e habilidades que capacitem nossos policiais penais no exercício de escolta armada, assim como oferecer conhecimentos acerca dos procedimentos de segurança necessários em nossas rotinas prisionais.
Carga Horária: 8h
Disponibilidade: 03 de agosto a 30 de novembro de 2021

 

Curso de Elaboração de Relatórios de Ocorrências

Este curso tem como objetivo oferecer ao servidor, policial penal, conhecimentos gerais para elaboração de relatório de ocorrência. Nele, o cursista encontrará metodologias que possam auxiliá-lo na construção de uma narrativa, assim como exemplos de relatórios praticados no âmbito do sistema penitenciário. Vale ressaltar a importância desses relatórios em nosso cotidiano como forma de garantir a segurança e a organização do trabalho dentro das Unidades Prisionais.
Duração: 8 horas/aula
Disponibilidade: 22 de janeiro de 2021 até 30 de novembro de 2021

 

Servidor Público e sua Função Social

Este curso pretende fazer uma exposição acerca da relevância do trabalho executado pelo servidor público, assim como colocar em pauta certos estigmas que envolvem esses trabalhadores. Infelizmente, o serviço público ainda traz certos resquícios de uma organização estatal arcaica. Contudo, diante de uma nova forma de gerenciamento implantada nas últimas décadas, fez-se necessário pensar sobre novos padrões para execução deste trabalho. Sendo assim, nesse curso abordaremos os princípios fundamentais estabelecidos em nossa Constituição Federal, no Regime Jurídico do Servidor Público Estadual e no Código de Ética e Conduta da Administração Pública. Ressaltaremos ainda a importância de projetos sociais atrelados ao trabalho direcionado à sociedade.
Carga Horária: 8 horas/aula
Disponibilidade: 26 de janeiro de 2021 até 30 de novembro de 2021

 

Inscrição de docentes

 

Com o objetivo de ampliar a oferta de formação para o quadro de servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR) está montando um banco de instrutores.A ideia é formar um banco de dados com possíveis professores para os cursos a serem ministrados. Podem se candidatar servidores do Poder Executivo Estadual.

 

> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA DOCENTES 

 

Quem Somos

Criada para oferecer qualificação e aprimoramento a quem trabalha no sistema penitenciário, a Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR) funciona desde maio de 2009, integrada à Secretaria da Administração Penitenciária.

 

A implantação tem como fundamento básico a educação para a ressocialização, em acordo com o que diz o artigo 1º da Lei de Execução Penal (LEP). Ofertando cursos, palestras e oficinas periódicos para agentes penitenciários e funcionários do sistema prisional em geral, a EGPR foca na manutenção da segurança na execução das atividades aliada à promoção da humanização do cumprimento da pena.

 

Além do ensino, a Escola guarda a memória do sistema prisional cearense.  O núcleo de memória e pesquisa arquiva e categoriza dados referentes ao sistema. Os materiais são disponibilizados para trabalhos acadêmicos e dão suporte às pesquisas sobre o tema.

 

| Estrutura organizacional
| Visão, missão e objetivos

 

Contatos

A EGPR fica localizada na sede da SAP (Rua Tenente Benévolo, 1055) e funciona das 8h às 17h.

Telefones: 3253-4656 / 3251-1598
E-mail: egpr@sap.ce.gov.br

 

Relatórios

2018